Possibilidade de ciclone. SAIBA MAIS

Durante este final de semana, uma região de baixa pressão deve ganhar força na região sul do Brasil, com projeções indicando a possibilidade de evoluir para um ciclone na costa da Região Sul. Apesar disso, chuvas não devem ser um grande destaque na Região Sul como um todo nesta segunda-feira, exceto por condições de temporais na faixa leste dos três estados.

No entanto, para esta segunda-feira (06/03), o ciclone pode ajudar a canalizar a umidade para a região sudeste do país, que enfrenta extremos em relação ao excesso e falta de chuvas. As lavouras do sul já sofrem com impactos negativos devido ao excesso de umidade, enquanto o norte enfrenta limitações devido à falta de chuvas.

Em outras regiões do país, o padrão de instabilidades deve seguir com pancadas isoladas e passageiras, eventualmente com forte intensidade.

Veja a previsão por região:

Norte

Nesta segunda, as condições de chuvas seguem elevadas em todos os setores da região norte. Mas a tendência indica que os maiores registros devem se concentrar sobre a faixa norte do Amazonas, região do Baixo Amazonas no Pará e Amapá. Apesar da eleva condição de instabilidades, as chuvas ocorrem de maneira esparsa e passageiras.

Nordeste

A atuação de um bloqueio atmosférico, impede a chegada de umidade e a formação das nuvens carregadas em grande parte da região. Mesmo assim, ainda existe condições para algumas pancadas isoladas, passageiras e mal distribuídas serem registradas sobre o interior Baiano. Em quase todo o estado do Maranhão e Piauí as chuvas podem ocorrer, com volumes variando entre os 5 e 20 mm, com indicações de uma boa distribuição. Já nos estados do nordeste do nordeste, a previsão é de tempo seco.

Centro-Oeste

Quem dita as condições de tempo sobre a região é a combinação entre o calor e umidade, e as instabilidades de altitude. Apesar disso, a distribuição das chuvas segue um padrão mais irregular, com grandes variações mesmo em pequenas regiões. O calor segue forte, e com a grande presença de umidade no ar, pode resultar em uma sensação térmica de temperaturas ainda mais altas.

Sudeste

Com um ciclone se formando sobre a costa do sul do país, uma esteira de umidade deve se formar sobre a região, mantendo as condições de chuva sobre todo o estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, um bloqueio atmosférico impede a formação das nuvens carregadas sobre o norte de Minas Gerais e Espírito Santo. E com a maior presença do sol, as temperaturas ficam mais elevadas e os índices de umidade podem ficar perto dos 20% nos horários mais críticos. Essa situação, de excesso de chuvas na metade sul e falta de chuvas na metade norte, vem modulando a qualidade e rendimento das lavouras da região sudeste.

Sul

As projeções estão indicando a formação de um ciclone na costa da região. Esse ciclone é basicamente um área de baixa pressão, mas que durante a sua formação pode trazer alguns eventos de tempo adverso. Nesta segunda, o destaque será os ventos mais fortes e persistentes sobre o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As chuvas devem se concentrar sobre a costa Catarinense, com volumes entre os 5 e 20 mm, algumas instabilidades podem surgir sobre o Paraná, mas com previsão de volumes abaixo dos 5 mm.

Fonte:Agrolink

Top