O ambiente de negócios permaneceu fragilizado na abertura dessa última semana de novembro. Mesmo assim, houve sustentação nos preços de referência dos ovos brancos e vermelhos.
O histórico dos últimos 15 anos indica que em sua grande maioria – quase três quartos do período – os preços se mantiveram ou, tiveram pequena evolução nessa parte final do mês.
É certo que as condições de mercado apontam para a possibilidade maior de retrocesso nas cotações. De toda forma, a forte valorização das carnes nos últimos dias e o período de recebimento da parcela do 13ª salário podem contribuir para que os produtores de ovos consigam sustentar as cotações.
Por ora, o preço médio de novembro aponta valorização de 4,7% sobre o recebido no mesmo período do triênio 2015/2017. Já o preço médio acumulado no ano alcança R$68,63 e corresponde a aumento de 7% sobre o mesmo período do ano passado. De toda forma, o índice alcançado não tem nada de especial considerando que se encontra 13,4% abaixo do recebido no mesmo período de 2017.
Fonte: AviSite