Nova tecnologia mostra excelentes resultados no controle de doenças em hortifruti

O ataque de doenças da classe Oomicetos nos cultivos de hortifruti vem sendo devastador, com alto grau de severidade e prejuízos na lavoura. Em função disso, tornou-se necessário – e essencial – desenvolver mais ferramentas para o manejo de controle. Nesse contexto, o fungicida Zampro® vem se mostrando como uma solução eficaz contra doenças como a Requeima e o Míldio, com ação em todas as fases do fungo, promovendo maior flexibilidade de uso, praticidade e seletividade.

“Foram registrados excelentes resultados de eficácia no controle das doenças Oomicetos, com alto residual no controle. O Zampro se mostrou um produto confiável e seguro para compor dentro das recomendações de uso pelos técnicos e engenheiros agrônomos”, afirma Rodrigo Pifano, gerente de Marketing Cultivos Hortifruti & Citros de Soluções para Agricultura da BASF.

De acordo com ele, o fungicida inibe os estágios infecciosos das doenças causadas por Oomicetos, assim prevenindo a infecção do cultivo: “A ação preventiva premium do Zampro é caracterizada pela atividade residual prolongada do fungicida nas folhas e frutas”.

Isso porque, explica Pifano, o produto tem como base uma combinação única de alta atividade intrínseca contra patógenos-alvo. Segundo o especialista, essas características físico-químicas específicas que permitem a adsorção do ingrediente ativo na cera das folhas e frutos, além de excelente resistência à chuva.

No caso da Requeima na batata e no tomate, o gerente recomenda iniciar a aplicação preventivamente na fase inicial até o desenvolvimento dos tubérculos/frutos da cultura. Por sua vez, para o controle de míldio na uva, aponta ele, é preciso iniciar a aplicação preventivamente na fase vegetativa até o desenvolvimento dos frutos.

“Realizar no máximo 4 aplicações com intervalo de 4 a 10 dias. A utilização do maior número de aplicações e doses faz-se necessário dependendo das condições meteorológicas favoráveis para o desenvolvimento da doença, histórico da área, ciclo e suscetibilidade da variedade. É preciso sempre respeitar o intervalo de segurança”, aponta Pifano.

Com relação à melhor indicação de uso, o fungicida Zampro deve ser recomendado na dose 1 L/ha no controle da Requeima e Míldio, com a aplicação recomendada preventivamente. “Zampro é perfeito no correto manejo de controle, pois é um fungicida de contato e sistêmico, indicado para controle de doenças foliares. Seu modo de aplicação deve ser diluído em água e distribuído uniformemente em todas as partes da planta com equipamento de pulverização agrícola, sendo que as aplicações devem ser feitas preferencialmente na forma preventiva”, conclui.

O Zampro possui registro no Brasil para as culturas da batata, tomate, uva, cebola, alho, melão, melancia, abóbora, abobrinha, chuchu, pepino e plantas ornamentais.

Fonte:Agrolink

Top