Massa de ar frio vai DERRUBAR as temperaturas

A presença de uma frente fria no oceano, na altura da costa da região Sul do Brasil, veio organizando as instabilidades ao longo dos últimos dias. Foram registrados episódios de queda de granizo em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A tendência é de que essa frente fria avance em direção ao Sudeste, mas ainda de forma oceânica – ou seja, as instabilidade ficam concentradas em áreas da costa do Brasil.  E à medida que o sistema vai avançando, uma massa de ar frio – associada a um sistema de alta pressão – vai adentrando pelo Sul do Brasil já na madrugada desta sexta-feira (25.08).

O amanhecer de sexta-feira pode ter temperaturas entre 0 e 4°C nas Serras de Sudeste no Rio Grande do Sul e nos Campos de Lages em Santa Catarina, onde há condições para o registro de geadas. Além disso, no período da tarde, as temperaturas também ficam amenas, se comparadas aos registros do começo da semana.

O ar frio também deve chegar ao leste do Paraná, ainda na noite de sexta-feira (25), trazendo um alívio para as altas temperaturas.

No sábado (26), com a frente fria na altura da costa do Sudeste, o ar frio também chega em áreas do leste de São Paulo, podendo subir até o sul de Minas Gerais no período da noite, caminhando para uma madrugada de domingo (27) com temperaturas mais baixas na metade sul da região Sudeste.

As projeções indicam que a massa de ar frio terá bastante intensidade no domingo (27) e no amanhecer de segunda-feira (28), com várias localidades registrando temperaturas próximas à zero graus, ou até mesmo registros negativos em áreas da serra catarinense e serra gaúcha.

Com as baixas temperaturas, as condições de geadas são mais amplas nesse período.

Condições para geadas no dia 28/08

Possíveis impactos no trigo

O frio mais forte deve se concentrar em áreas mais ao sul e leste da região Sul. Onde a produção de trigo não é tão expressiva como no Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste Catarinense e Sudoeste / Centro-Oeste do Paraná.

Contudo, algumas lavouras do sudeste gaúcho que estão em floração, estão mais sensíveis aos danos causados pelo frio. Pois nesta região, há condições de geadas entre os dias  25 a 29 de agosto.

Já nos demais setores produtores de trigo, as condições de geadas são maiores entre os dias 26 a 28. Exceto no Paraná, onde o frio chegará com pouca intensidade.

Neste momento, não há grandes alertas em relação à perda de produtividade em função dessas geadas, apesar das condições para o fenômeno, o frio deve ser brando e passageiro.

Fonte:Agrolink

Top