Inverno começa com mudança no tempo

Esta quarta-feira (21/06) será o dia de transição de estação, saindo do outono para o inverno. Entretanto o destaque desta terça é a formação de uma nova frente fria na região sul, trazendo mudanças no tempo na forma de chuvas.

As instabilidades podem ser localmente fortes, especialmente no sudoeste gaúcho onde a previsão indica até 25 mm no decorrer do período. Essas instabilidades ficam restritas à região sul, nesta quarta, mas podem atingir algumas áreas no extremo sul do Mato Grosso do Sul.

Já em grande parte do Brasil central, abrangendo desde o norte do Paraná até a região mais central do Pará, o tempo será firme com grande variação nas temperaturas – sobretudo no centro-oeste, sudeste e sul da Bahia.

As chuvas também persistem, mas de forma mais irregular, em áreas do extremo norte da região norte e litoral da região nordeste.

Atenção para as temperaturas elevadas no sul do MATOPIBA e centro-oeste, que combinadas com os índices de umidade mais baixos aceleram a perda de umidade do solo e das plantas.

Próximos dias

A tendência é de que a frente fria continue atuando na região sul, com potencial de chuvas volumosas entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas as instabilidades não devem avançar para as demais regiões do país.

Região Norte
O padrão de chuvas deve seguir uma condição muito semelhante ao dia anterior, onde os maiores volumes devem se concentrar na faixa norte da região norte. Mesmo assim, espera-se uma grande irregularidade das precipitações. Outro ponto importante na região , é a condição de tempo seco e temperaturas elevadas no sudeste do Pará e Tocantins, apesar disso, ainda não há indicativos de restrições nas lavouras da região.

Região Nordeste
O amanhecer será gelado em áreas do Sul da região e as condições de chuvas ficam confinadas na faixa litorânea, onde algumas instabilidades podem avançar até o centro do Ceará, mas de forma muito irregular. Desta forma, são esperadas chuvas intermitentes entre o Recôncavo Baiano, Sergipe e Alagoas. Ao norte do Maranhão, as instabilidades também se fazem presentes, na forma de trovoadas passageiras. No interior da região, os termômetros devem superar a casa dos 35°C com índices de umidade beirando os 20%, agravando então as condições hídricas das lavouras da Bahia.

Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo é firme em grande parte dos setores da região. A exceção vai para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, que pode registrar algumas instabilidades na virada da próxima noite. Assim, o destaque segue com a grande variação nas temperaturas, o amanhecer tem marcas abaixo dos 13°C no Bolsão Sul Mato Grossense, sul de Goiás, entorno de Brasília e até mesmo nas proximidades de Rondonópolis. Já no período da tarde, os registros devem passar dos 34°C em São Miguel do Araguaia (GO) e na região de Alta Floresta (MT). Além dos índices de umidade

Região Sudeste
O destaque na região são as baixas temperaturas ao amanhecer, em toda a parcela leste da região até o nordeste de Minas Gerais. Não se descarta o registro de temperaturas negativas nos pontos de maior altitude, mas as condições de geadas são nulas em áreas de cultivo agrícola. No período da tarde, com a forte presença do sol, os termômetros se elevam rapidamente, mas o calor forte fica restrito ao noroeste e Triângulo de Minas, como em Ituiutaba e Januária. Alerta também em relação aos baixos índices de umidade, sobretudo nas áreas ao norte de Minas.

Região Sul
A intensificação de uma área de baixa pressão deve resultar em chuvas ao longo do dia. Essas instabilidades devem se organizar, ainda no período da madrugada a partir do sudoeste do Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas fortes entre São Borja e Alegrete no período da tarde, resultando em acumulados na ordem dos 25 mm. As instabilidades avançam até o sudoeste do Paraná, como em Cascavel e Guarapuava, mas até o final do dia, o tempo começa a limpar no sudoeste gaúcho. Em relação às temperaturas, com a maior presença de nebulosidade e umidade no período da tarde, a sensação térmica será de frio mais intenso.

Fonte:Agrolink

Top