Frente fria perde intensidade

Nesta sexta-feira (28/03) as condições de chuvas – de maneira geral – diminuem sobre o país. Mesmo assim, temos o avanço da frente fria em áreas mais ao centro do Sudeste e os corredores de umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) avançando em direção ao interior do Nordeste.

Ao mesmo tempo, pelo menos duas massas de ar seco atuam sobre o país. Uma delas, associada a uma massa de ar frio na região centro-sul. E a outra,no centro norte, associada ao ar quente.

Mesmo com a atuação da massa de ar frio, não há previsão de frio intenso ou condições para geadas nesta sexta. Além disso, com a maior presença do sol, os termômetros sobem rapidamente.

Veja a previsão por região na sequência:

Norte
Para esta sexta, as condições de chuvas diminuem sobre a região norte, deixando as instabilidades mais irregulares. Mesmo assim, ainda são esperadas pancadas passageiras, que momentaneamente podem ser fortes. As nuvens carregadas também devem surgir ao norte do Tocantins, onde a previsão indica até 15 mm no decorrer do período. Ao passo que a metade sul do estado terá o predomínio da massa de ar quente e seco.

Nordeste 
Nesta sexta, o corredor de umidade (ZCIT) deve avançar em direção ao interior da região, então as instabilidade avançam até o sul do Piauí, sul do Maranhão, oeste de Pernambuco, se aproximando ao norte da Bahia. Apesar dessa aproximação, a perspectiva é de chuvas menos intensas, com os maiores registros ocorrendo sobre Sousa (PB) e Araripina (PE) na ordem dos 25 mm. O calor e o tempo seco segue agravando as condições hídricas na Bahia, com temperaturas acima dos 35°C em Paulo Afonso, com índices de umidade próximos dos 20% em Santa Maria da Vitória.

Centro-Oeste
As condições de chuvas diminuem na região, com o enfraquecimento e deslocamento da frente fria em direção ao oceano. Mesmo assim, algumas instabilidades remanescentes podem gerar pancadas de chuvas isoladas e pontuais como em Anápolis (GO), Distrito Federal e Alto Taquari (MS), mas as projeções indicam menos de 5 mm. Já no noroeste do Mato Grosso as instabilidades da floresta tropical devem trazer chuvas um pouco mais expressivas, com indicativos de até 10 mm nas imediações de Arinos. Com a maior presença do sol, o calor é forte em áreas do Pantanal e centro norte da região, com marcas acima dos 32°C no Norte Araguaia (MT).

Sudeste
A frente fria está se movendo em direção à região, causando chuvas no centro e leste de Minas Gerais. No entanto, não é esperado que haja chuvas intensas, com os maiores acumulados de 10 a 20 mm em áreas próximas a Cataguases (MG) e Alegre (ES). Enquanto isso, o tempo permanece firme no sul de São Paulo e no extremo norte de Minas Gerais, com as temperaturas ultrapassando os 33°C em Januária (MG).

Sul
O tempo segue com o domínio da massa de ar seco e frio, mantendo as condições de céu limpo na maior parte da região. Apesar disso, algumas chuvas isoladas, fracas e passageiras devem ocorrer no Vale do Itajaí e leste do Paraná. O amanhecer terá temperaturas amenas, na ordem dos 6 a 8°C nos pontos de cima da serra. Essas temperaturas mais baixas dão condições para formação de nevoeiros, mas que logo se dissipam com a presença do sol. No período da tarde, a tendência é de elevação nas temperaturas, com destaque para o sul e oeste do Rio Grande do Sul.

Fonte:Agrolink

Top