EUA tem projeto de lei para bloquear carne brasileira

Foi apresentada nessa semana no Senado norte-americano um projeto de lei que visa suspender a importação de carne bovina brasileira para os Estados Unidos. De acordo com o texto do senador Jon Tester, do Partido Democrata de Montana, o Brasil demorou a relatar dois casos da doença da ‘vaca louca’, ou encefalopatia espongiforme bovina (BSE).

Segundo o senador, o projeto pede que especialistas revisem a segurança da commodity brasileira, uma vez que os casos da doença só vieram a público após reportagens da imprensa. A agência de notícias Reuters afirma que o senador “segue a pressão política dos produtores de gado dos EUA, que pedem a suspensão das importações de carne bovina in natura brasileira”.

O político levanta dúvidas sobre quais processos o Brasil usa para detectar doenças animais e outras ameaças potenciais de origem alimentar aos consumidores. Maior exportador de carne bovina do mundo, o Brasil teve suspensa as exportações de carne bovina para seu principal cliente, a China, depois de confirmados os dois casos de doença de ‘vaca louca’.

De acordo com uma carta de 12 de novembro enviada pela National Cattlemen’s Beef Association ao USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os casos foram detectados originalmente em junho – bem antes de serem relatados aos parceiros comerciais e à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Os Estados Unidos importaram US$ 62,3 milhões em carne bovina e derivados do Brasil nos primeiros nove meses deste ano, um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados comerciais do U.S. Census Bureau.

Top