Especial: confira a perspectiva de plantio de soja em cada estado!

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou recentemente uma webinar, que contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para trazer algumas perspectivas para a safra de grãos do Brasil em 2020/2021. Claro que a soja teve um destaque importante no evento que serviu como base para a Live Soja Brasil desta última quinta-feira. Com base em todas essas informações trouxemos uma breve perspectiva geral e por estado do potencial da safra brasileira de soja.

Potencial é termo usado pela Conab para destacar que a perspectiva a seguir foi baseada em cálculos estatísticos, levando em consideração algumas variáveis como clima, para se prever o tamanho potencial da safra. Ou seja, se tudo correr dentro do esperado o Brasil poderá colher até 133,5 milhões de toneladas de soja em 2020/2021.

“Nós estamos projetando um aumento de área superior a 3% no país e acima de 4% na produtividade. O que traz esse resultado de uma produção 7% maior que as 124,5 milhões de toneladas da safra anterior. Essa é uma prévia, baseada em modelos estatísticos, considerando também a aceleração nas vendas antecipadas. Mas os primeiras previsões começaremos a divulgar em outubro”, diz o superintendente de Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira dos Santos, durante a live do Projeto Soja Brasil.
Ainda durante a live, o presidente da Aprosoja São Paulo, Gustavo Chavaglia, fez um comentário que resume bem as perspectivas estaduais que daremos a seguir.

“Na agricultura moderna, uma cultura se instala conforme ele remunera. Se um cliente como a China diz preciso de tal grão, o Brasil responde no ato, porque tem essa capacidade. Hoje a demanda pela soja é crescente e o produtor responde a isso ampliando sua área”, afirma.

De fato, em um levantamento prévio realizado pelo Projeto Soja Brasil com as lideranças das Aprosojas estaduais, apontou essa tendência mesmo, crescimento de área em todos os estados, muitos puxados por essa valorização da soja. Confira abaixo!

Mas, vale destacar que assim como a Conab os dados apresentados abaixo não são previsões ainda, já que a safra ainda não começou a ser semeada.

Paraná

O estado prevê uma ampliação de área na ordem de 3% ou menos.

“Algumas consultorias estão apontando para aumento de 3% a 5%, mas esse aumento é restrito. Então não acredito nisso. Minha aposta é que o estado ampliará sua produtividade. Muitos produtores estão apostando na correção de solo e na agricultura de precisão para obter resultados melhores por hectare”, diz o presidente da Aprosoja-PR, Márcio Bonesi.

Top