
Teve início nesta manhã desta segunda-feira (18/05) a primeira aula do Curso de Dieta para Vacas Leiteiras, com destaque para a apresentação da ferramenta eletrônica Boviter Leite, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar. A atividade faz parte da parceria entre a Emater do Rio Grande do Sul e a do Pará para o curso de Educação à Distância (EAD). Participaram da abertura os presidentes da Emater/RS, Geraldo Sandri, da Emater-Par, Cleide Amorin, e da Asbraer, Nivaldo Magalhões, e mais de 50 técnicos das duas instituições parceiras.
O curso será de gerenciamento de rebanho com precisão de cálculos para a dieta e controle de nutrição das vacas em lactação e é o primeiro intercâmbio no modelo eletrônico dentro do programa Conexão Ater Brasil, da Asbraer. É uma alegria participar deste momento ímpar na história da Ater pública, porque estamos abrindo novos caminhos, novos horizontes, para que as tecnologias chegarem bem mais perto dos nossos extensionistas e de nossos agricultores comemora o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.
Para a presidente Cleide, este é um momento para a sociedade se reinventar e encurtar distâncias. O Pará está a dez horas de vôo do Rio Grande do Sul, mas a tecnologia permite que estejamos conectados sem custo algum. É um momento muito é especial que dará frutos, afinal todas as Emateres do Brasil têm alguma coisa que possa ser compartilhada com as outras. Esse é o momento em que nós precisamos nos unir e mostrarmos uma extensão forte.
O presidente da Emater/RS, Sandri, lembrou que até pouco tempo esta capacitação seria inimaginável. No momento econômico-financeiro pelo qual passamos essa atividade presencial seria praticamente impossível, mas a tecnologia permite que façamos algo com resultado efetivo e que irá gerar conhecimento e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida e na renda de nossos assistidos. Sandri sugeriu que a Asbraer invista em uma plataforma única para que todas as instituições associadas possam utilizar. Esse é o primeiro passo de muitos que iremos dar na área da capacitação, não só no RS, mas com outros estados brasileiros, anunciou Sandri
Curso
Durante duas semanas, especialistas da Emater/RS-Ascar que atuam no Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) ministrarão aulas virtuais para profissionais da Emater lotados nas diversas regiões do Pará. No primeiro módulo, serão seis aulas online com interação entre instrutores e alunos, sobre tópicos como fisiologia digestiva e variáveis de exigências nutricionais.
Depois da pandemia, será executado o segundo módulo, presencial (oito horas de duração), com visita in loco a propriedades nas quais os alunos já estarão aplicando os conteúdos. O módulo presencial considerará estudo de caso, mineralização e sanidade, entre outros temas.
Esta capacitação é uma das ações incentivadas e realizadas pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).