Como gerenciar doenças transmitidas pelo solo em morangos

Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura

Mark Mazzola, patologista de plantas de pesquisa do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS), conduziu estudos que enfocam o manejo de doenças transmitidas pelo solo em morangos, usando estratégias não convencionais. Uma das opções que foram examinadas para gerenciar a doença é uma desinfecção anaeróbica do solo (ASD).

A análise desta abordagem faz parte de um projeto colaborativo que inclui pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Cruz; Universidade da Califórnia, Davis; California Polytechnic State University e California Strawberry Commission. Mazzola diz que a desinfecção anaeróbica do solo é baseada na transformação do microbioma do solo, o que leva à produção de metabólitos que suprimem patógenos específicos.

De acordo com um relatório sobre a pesquisa da UC Santa Cruz, a desinfecção anaeróbica do solo foi desenvolvida como uma alternativa à fumigação com brometo de metila para controlar um conjunto de patógenos e nematóides Esse processo pode ser dividido em três etapas, como incorporar material orgânico para oferecer uma fonte de carbono para os micróbios do solo, aplicar uma capacidade de água compatível e cubrir com uma lona impermeável ao oxigênio para criar condições anaeróbicas e estimular a decomposição anaeróbica do material orgânico.

Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.

Por: Agrolink -Leonardo Gottems

Top