Colheita do arroz conta com ritmo negativo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está acompanhando de perto o avanço da colheita de arroz em todo o Brasil. De acordo com o último levantamento divulgado pela empresa, a colheita avança em todas as regiões produtoras, com destaque para a região da Fronteira Oeste, no Rio Grande do Sul, que apresenta as áreas mais adiantadas na operação.

No entanto, outros estados também têm registrado bom desempenho com a colheita. Em Santa Catarina, por exemplo, a colheita encontra-se mais avançada nas regiões Sul e Norte do estado, e vem apresentando boas produtividades. Já em Goiás, a colheita avança principalmente na região Leste, onde já foi concluída em algumas áreas.

O levantamento também aponta que as lavouras de arroz de sequeiro no Maranhão encontram-se em boas condições, com a colheita avançando lentamente nas regiões da Baixada Maranhense e do Médio Mearim. Enquanto isso, em Mato Grosso, o clima favorável tem contribuído para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da cultura, resultando em uma produtividade elevada.

Apesar de o avanço da colheita de arroz estar sendo acompanhado de perto pela Conab em todo o Brasil, os dados referentes ao último levantamento divulgado pela empresa mostram uma queda em relação ao ano anterior. O levantamento apresenta números negativos em diversos estados produtores.

No Mato Grosso, por exemplo, o avanço da colheita está em 30,3%, contra 46,5% no mesmo período do ano passado. Já em Santa Catarina, o avanço da colheita foi de 75,0%, abaixo dos 97,0% registrados em 2022.

Em Goiás, estado que registrou um dos maiores avanços da colheita na semana passada, a situação ainda é preocupante. O avanço da colheita estava em 70,1%, abaixo dos 99,0% registrados em 2022. O Maranhão também registrou melhor desempenho no avanço da colheita, apresentando 5,0%, contra 2,0% no ano anterior.

Os números negativos também se estendem a outros estados produtores, como Rio Grande do Sul e Tocantins, que apresentaram queda no avanço da colheita em relação ao ano anterior.

No geral, o avanço da colheita em seis estados produtores estava em 55,7% em 8 de abril deste ano, contra 61,9% no mesmo período do ano anterior.

Apesar das quedas registradas em diversos estados, a Conab continuará acompanhando de perto o avanço da colheita de arroz em todo o país e divulgando informações atualizadas para os produtores e demais interessados no setor.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Top