Chuvas voltam para o Sul e deixam RS em estado de alerta; Climatempo destaca formação de ciclone

Conforme já indicavam as previsões anteriores, volta a chover no Sul do Brasil nesta quinta-feira (25), deixando parte da região em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas áreas. De acordo com a Climatempo, a formação e o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica vai favorecer a formação de nuvens carregadas pela área.

O estado é de atenção no Rio Grande do Sul, em especial no centro-sul do estado e na fronteira oeste. “Nessas localidades, a chuva pode ocorrer em forma de granizo, e as rajadas de vento mais intensas chegam a 80km/h. É alto o risco para alagamentos e deslizamentos de terra”, alerta a consultoria.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê precipitação entre 20mm e 40mm em quase todo estado gaúcho. Com as altas temperaturas dos últimos dias, o choque térmico também favorece a formação de granizo na região. Mais uma vez o sistema passa rápido pelo estado e de acordo com o modelo, serão apenas dois dias de chuvas mais significativas. Na sexta-feira, dia 26, as chuvas já avançam para Santa Catarina e Paraná, também com precipitação prevista entre 20mm e 40mm.

A Climatempo chama atenção para a formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul prevista para sexta-feira (26). ” A chuva ainda continua persistente especialmente no leste do estado, inclusive em Porto Alegre, mas a tendência é de diminuição na instabilidade nas demais áreas gaúchas. Com a atuação do ciclone, o mar permanece agitado na costa da Região Sul e ainda há risco de fortes rajadas de vento”, complementa.

Fonte: Noticias Agrícolas

Top