Vórtice ciclônico segue atuando no Nordeste e só perde força na segunda metade de novembro
A região do Matopiba continuará com falta de chuvas nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no momento as chuvas avançam para a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
“A chuva está aos poucos subindo, as vezes vem acontecendo chuvas significativas na parte Sudeste e Central do Brasil, mas para chegar para a parte do Matopiba, ela está prevista apenas para a segunda quinzena de novembro”, afirma Francisco de Assis Diniz – Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.
Francisco explicou que ainda o vórtice ciclônico, um sistema de alta pressão em baixos níveis da atmosfera que, na superfície, impede a formação de nebulosidade e, consequentemente, de nuvens de chuva, continua atuando sobre a região do Nordeste do país.
As imagens de satélites do Inmet indicam que nesta sexta-feira há condições de chuvas nas regiões de Minas Gerais, São Paulo, sul do Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os mapas indicam ainda que o Rio Grande do Sul terá uma trégua nas chuvas intensas durante o final de semana. Na região sul do país, o maior volume de chuvas deve ficar concentrado em Santa Catarina e no Paraná.
O mapa de precipitação acumulada, do Inmet, para os próximos seis dias, voltam a indicar chuvas intensas para a região sul do país, além de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte do Mato Grosso e Rondônia.
“A gente vê que o vórtice atuando não deixa a precipitação subir pra norte, ainda está atuando entre Minas e Bahia, na região do Matopiba”, explica Francisco. O vórtice só deve perder força a partir do dia 15 de novembro.
Fonte: Notícias Agrícolas