Chuvas da próxima semana serão oportunas

Ao longo desta próxima semana, a distribuição das chuvas sobre o país segue um padrão extremamente favorável nas principais regiões produtoras. Haverá boas janelas de trabalho no centro sul, mas sem faltar chuvas no final do período. Ao mesmo tempo que no centro norte, as chuvas mais recorrentes trazem uma excelente recuperação na umidade do solo para a semeadura da safra de grãos 2022/23.

VEJA A PREVISÃO POR REGIÃO

Sul

São previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm em grande parte da região, com destaque para áreas do Centro e Norte do PR, onde os volumes podem ultrapassar 80 mm a partir do final da semana. Nesse meio-tempo, as condições seguem favoráveis para a colheita do trigo que se encontra adiantada nessas áreas. No Centro- Sul do RS e Leste de SC, os volumes previstos serão inferiores a 30 mm. No geral, as condições serão favoráveis para os cultivos de inverno em estágios reprodutivos e de verão em desenvolvimento.

Sudeste

Há previsão de acumulados de chuva maiores que 50 mm e que podem ultrapassar 80 mm no Oeste de SP, Triângulo e Sul de MG. No Centro e Norte de MG, Sul do ES e parte do RJ, a previsão é de baixos volumes, inferiores a 20 mm. Entretanto, em áreas do Norte do ES, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, em MG, podem ocorrer volumes acima de 40 mm. No geral, as condições serão favoráveis para a florada do café. Para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão, permanecerá a restrição hídrica no Noroeste, Centro o Norte de MG.

Centro-Oeste

As projeções indicam chuvas em grande parte da região, com acumulados entre 20 e 60 mm no Sul de GO, Centro e Norte de MT. Nas regiões produtoras do MS, os acumulados ultrapassarão 50 mm, podendo registrar volumes acima de 100 mm no Sul. Nessas áreas, a umidade no solo será favorável para a semeadura e o desenvolvimento da soja. Nas demais, são previstos acumulados de chuva inferiores a 20 mm e a umidade permanecerá baixa.

Nordeste

No Centro-Sul do Matopiba, os volumes ficarão entre 10 e 50 mm, o que contribuirá com a recuperação da umidade no solo para o início da semeadura da soja. No Extremo Sul da Bahia terão acumulados superiores a 50 mm. Em áreas do SEALBA, podem ocorrer pancadas de chuva de baixos volumes, o que manterá as condições favoráveis para a maturação e colheita do milho 3ª safra.

Norte

São previstos acumulados de chuva superiores a 50 mm no Sul do Pará e Oeste de TO e acima de 80 mm em áreas centrais do AM. No AP e Extremo Norte do PA, não são previstas chuvas. Nas demais áreas da região Norte, os acumulados ficarão entre 20 e 50 mm..

Fonte:Agrolink

Top