2019 começou com números elevados e importantes nas exportações do complexo soja do Brasil e assim continuam. No acumulado do ano, o total passa de 8,7 milhões de toneladas – contabilizando grão , farelo e óleo, de acordo com os dados da última divulgação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Somente de soja em grão, nos 16 dias úteis de fevereiro, o Brasil já exportou 4.498,7 milhões de toneladas. A média nacional diária é de 281,2 mil toneladas, contra a já importante média de janeiro de 97,9 mil, além de ser maior também do que a de fevereiro do ano passado, de 159,1 mil.
“Já estamos com recorde histórico e, mantendo este ritmo, podemos fechar essa semana levando o mês a terminar com exportações de mais de 5,5 milhões de toneladas”, explica o consultor da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze.
No acumulado do ano são 6.652,8 milhões de toneladas da soja em grão até este momento, com mais quatro dias úteis para serem contabilizados do mês corrente, contra 4,4 milhões do total de janeiro e fevereiro de 2018. “No acumulado do ano também seguimos com recorde”, completa Brandalizze.
De farelo de soja, o acumulado no mês chega a 773,9 mil toneladas, com média diária de 48,4 mil. Já de óleo de soja são 17,1 mil toneladas no acumulado de fevereiro. Entre os derivados, os números são menores do que o ano passado, uma vez que em 2018 o Brasil conseguiu uma parcela destes derivados frente à uma quebra de safra da Argentina e, consequentemente, uma menor oferta de ambos os produtos argentinos no mercado global.