Brasil reabre Ponte da Amizade

Em uma edição extra do Diário Oficial da União, publicada nesta quarta-feira (14), o governo federal brasileiro autorizou a entrada de estrangeiros pelas vias terrestres entre o Brasil e o Paraguai, “desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro”.

A Ponte da Amizade, principal ligação entre Brasil e Paraguai, será reaberta hoje (15). A travessia entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no país vizinho, está bloqueada desde o dia 18 de março em razão das medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Também está liberado o transporte de cargas, o transbordo de tripulação marítima, o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas e as ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizadas pelas autoridades sanitárias locais. Algumas das exceções não se aplicam à fronteira e a estrangeiros da Venezuela.

Do outro lado a diretora-geral de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola, confirmou a reabertura da Ponte da Amizade a partir das 5h e até 14h para entrada de brasileiros para compras em Ciudad del Este. A entrada ao vizinho país será permitida apenas por carro e a fiscalização sanitária acontecerá nas entradas de shoppings e lojas do Paraguai e não na aduana paraguaia, como se imaginava. O prazo para deixar o Paraguai é de até 24h.

Serão habilitadas três faixas para a circulação de veículos, motocicletas e caminhões de carga, enquanto a travessia de pedestres não será permitida nos primeiros 15 dias. Após estacionar e descer do carro, o uso de máscaras será obrigatório.

Top