Brasil está próximo de completar a semeadura de trigo

O Brasil está perto de completar a semeadura de trigo deste ano, com 99,7% da safra plantada. Segundo dados do boletim semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Rio Grande do Sul, o clima estável permitiu o encerramento da semeadura. Nas regiões das Missões, Fronteira-Oeste e Alto Uruguai, as lavouras estão evoluindo para os estágios reprodutivos. Graças ao clima úmido e a altas temperaturas, a prevenção com fungicidas tem sido uma necessidade. De modo geral, as lavouras gaúchas apresentam um bom desenvolvimento.

Já no Paraná, a maior parte das lavouras encontra-se em desenvolvimento vegetativo, com algumas já em maturação. As condições climáticas têm sido favoráveis ao desenvolvimento da cultura do trigo no estado. A maior parte das lavouras são consideradas boas, com apenas 6% classificadas como regulares.

Em São Paulo, o regime de chuvas não tem sido favorável para parte das lavouras, que se encontram majoritariamente nas fases reprodutivas.

Já em Santa Catarina, a semeadura ainda avança, favorecida pela estabilidade climática, com 93% das operações concluídas. As lavouras catarinenses estão majoritariamente em desenvolvimento vegetativo. No Extremo-Oeste, porém, as lavouras já iniciaram a diferenciação reprodutiva e o alongamento dos entrenós. As variações de temperatura têm promovido a redução do perfilhamento e acelerado o desenvolvimento das plantas.

No Mato Grosso do Sul, a maioria das lavouras estão em estágios reprodutivos, tendo sido beneficiadas por recentes chuvas localizadas. Na Bahia, as lavouras estão em fase de floração e enchimento de grãos, apresentando boas condições.

Em Goiás, a colheita do trigo sequeiro já se encerrou, restando apenas as lavouras irrigadas. Estas, por sua vez, encontram-se em fase reprodutiva e apresentam boas condições fitossanitárias. Em Minas Gerais, a maior parte dos cultivos está em maturação, com a colheita focada nas lavouras de sequeiro. De modo geral, os grãos colhidos têm apresentado boa qualidade e produtividade.

A tendência é de que o cenário atual favoreça a safra do trigo no Brasil, com exceção de eventuais oscilações climáticas que possam afetar o desenvolvimento das lavouras nas próximas semanas.

Considerando o atual estágio de desenvolvimento das lavouras, projeta-se que, nas próximas semanas, as áreas que foram semeadas no início da janela de plantio no Paraná deverão progredir na colheita. No entanto, até o dia 29 de julho, a colheita tem avançado de maneira mais significativa apenas em Goiás (70%) e Minas Gerais (13%), ritmo este que supera o registrado no mesmo período da safra de 2022.

Fonte:Agrolink

Top