Nesta quarta-feira (23/06) o destaque fica para a aproximação de um sistema de baixa pressão sobre o sul do país ao final do dia. Este sistema poderá provocar temporais no extremo sul do país e episódios de vendavais entre o sul e sul do centro-oeste. Já nas demais localidades não há grande variação no tempo em relação ao dia anterior, mantendo ainda o dia seco com a tarde quente na região central do país, as chuvas concentradas no extremo norte e também no leste do nordeste brasileiro.
Na quinta-feira (24/06) o sistema de baixa pressão ao sul do país ganha força, dando origem a uma frente fria. E durante o seu período de desenvolvimento, ainda na madrugada de quinta, há condições para temporais fortes no sudoeste do estado do RS e rajadas de vento que poderão se aproximar dos 100 Km/h no período da manhã na metade sudoeste do estado do RS. Essas rajadas de vento também poderão ocorrer na metade oeste do estado de SC na ordem dos 80Km/h. E com o avanço do centro de baixa pressão, até o final da quinta para o oceano, os ventos fortes também ocorrerão na metade leste do estado gaúcho e sul de SC. No entanto, as chuvas volumosas ficarão concentradas ao sul do RS. Na sexta-feira (25/06) as instabilidades continuarão presentes ao norte do estado do RS, SC, PR e sul do MS, devido à influência da frente fria e o suporte de umidade trazida da região amazônica pelos Jatos de Baixos Níveis. Apesar das condições para chuvas localmente fortes, os ventos associados à região de baixa pressão ocorrerão no oceano. Ao sul do RS, o estabelecimento da região de alta pressão na retaguarda do sistema, garante um tempo limpo.
Saiba como fica o tempo para cada região:
Região Norte
A tendência para esta terça-feira indica que as chuvas ficarão menos distribuídas sobre a região norte. Assim, as pancadas de chuvas ficarão concentradas na faixa norte do MA, RR e região central do PA. Os maiores acumulados estão previstos para o estado de RR norte do AM, já nas demais localidades as chuvas ocorrerão de forma pontual e isolada. Entretanto, na faixa sul do estado do PA, sul do TO, RO e AC o tempo ficará predominantemente firme.
Região Nordeste
As instabilidades persistem sobre o recôncavo baiano até o estado de PE, assim há condições para que no final do dia os valores acumulados de chuva sejam expressivos. Outra região com potencial para chuvas, é sobre o estado do MA, contudo, essas chuvas serão fracas e irregulares. Já nas demais localidades da região nordeste o tempo segue firme.
Região Centro-Oeste
Sem grandes mudanças em relação ao dia anterior, o tempo segue firme sobre toda a região. Isso devido à influência de um sistema de alta pressão, a cerca de 5 km de altitude, conhecido como Alta da Bolívia. Este sistema, comum para a época do ano, impede a chegada de umidade e também da formação de nuvens carregadas, funcionando como uma tampa sobre a região. Já ao sul do MS, o dia terá uma maior variação de nebulosidade, e vale ressaltar que ao final do dia há condições rajadas de vento na ordem dos 50 km/h devido à influência de um sistema de baixa pressão que atua sobre o sul do país.
Região Sudeste
A presença de umidade sobre a região sudeste, deixará o tempo com uma maior cobertura de nuvens, particularmente, no litoral dos estados de SP, RJ, extremo sul de MG e ES, porém, sem grandes condições para chuvas. As temperaturas ao amanhecer serão amenas, na ordem dos 17°C, e nos pontos mais altos, essas temperaturas ficarão próximas dos 13°C. E com a maior cobertura de nuvens, no leste de SP e sul de MG, as temperaturas no período da tarde ficarão entre 20°C e 23°C. No entanto, entre o oeste paulista, triângulo e norte mineiro a tarde será quente e com tempo seco.
Região Sul
Nos três estados da região sul, o dia terá uma grande variação de nebulosidade e poucas condições para chuvas na maior parte dos estados. Mas, devido a aproximação de um sistema de baixa pressão ao final do dia, ao sul do RS, há condições para pancadas de chuva localmente fortes. Além disso, existe a possibilidade de rajadas de vento na ordem dos 70 Km/h no Litoral Lagunar e no sudoeste do estado. Essas rajadas de vento também poderão ocorrer na metade oeste do estado de SC, mas de maneira menos intensa do que no estado gaúcho. As temperaturas seguem amenas na região, mas não tão frias quanto nos últimos dias e no período da tarde poderão se aproximar dos 20°C na maioria das regiões, exceto na serra catarinense.