Colheita do arroz segue ritmo semelhante a 2022

De acordo com o último boletim de monitoramento das lavouras, elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita do arroz vem seguindo um ritmo parecido com o registrado no ano anterior, alcançando 0,8% de colheita em nível nacional. No entanto, ao analisar estado por estado, há uma diferença significativa na situação de Goiás, onde as operações de colheita ainda não foram iniciadas.

A safra de arroz no Rio Grande do Sul está sendo afetada pela escassez de chuvas e altas temperaturas. Uma das alternativas adotadas na tentativa de minimizar os danos da escassez de água é o manejo de irrigação intermitente, mesmo assim segue sendo insuficiente em algumas lavouras, reduzindo o potencial produtivo.

Em Santa Catarina, a situação é mais animadora. 92% das lavouras de arroz estão em boas condições, com a colheita já tendo sido iniciada no norte do estado.

No Maranhão, as boas condições climáticas têm favorecido a semeadura de arroz de sequeiro, que avançou consideravelmente com a regularidade e bons volumes de chuva. A colheita do arroz irrigado está prestes a ser concluída. Ao passo que no Tocantins, a colheita do arroz evolui de forma normal.

Já em Mato Grosso, a semeadura foi finalizada e as lavouras apresentam-se em boas condições. E no estado de Goiás, o plantio foi retomado na região leste, mas a semeadura foi interrompida nas regiões de Luiz Alves e São Miguel do Araguaia devido ao excesso de chuvas.

Fonte:Agrolink

Top