Frio extremo causa perdas nos EUA

Os Estados Unidos estão passando por um período de frio intenso, que está não só prejudicando a agricultura local, como matou uma série de pessoas nos últimos dias. No Natal, uma tempestade de neve matou 34 pessoas e deixou dezenas de milhares de casas sem eletricidade durante quatro dias de ventos polares.

Nesse contexto, nevascas e temperatura extremas s de até -48º C acabaram provocando também o cancelamento de milhares de voos e tornou muitas rodovias intransitáveis em meio à temporada de viagens pelas festas de fim de ano.  “É esperado que as condições melhorem lentamente à medida que o sistema se enfraqueça. Mas viajar nestas condições será extremamente perigoso”, comunicou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

“Esta é uma situação horrível”, disse o executivo do condado de Erie, Mark Poloncarz, em uma entrevista coletiva. “Isso não ajuda porque estamos tentando recuperar e limpar ruas e entrar em áreas que ainda não foram” aradas, disse ele. “Não saia de casa”, disse Poloncarz na CNN no sábado para quem pensa em viajar para ou dentro da área. “É muito mais seguro estar dentro de casa, mesmo que você perca sua potência com apenas 45 graus dentro, do que sair e lidar com menos 20 ventos frios e condições ofuscantes”, completou.

Poloncarz vem usando seu perfil na rede social Twitter para orientar a população sobre como se comportar. “NÃO tente dirigir na cidade de Buffalo: ajude a manter as estradas livres para veículos de emergência. A proibição de dirigir permanece em vigor para Buffalo. Os serviços de emergência que salvam vidas estão funcionando, mas devido às condições, há atrasos significativos”, escreveu.

Top