O legado da agricultura brasileira é feito por histórias de trabalho e motivação
A produção global de alimentos deve aumentar 50% até 2050 para alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas no planeta. E para suprir boa parte desta demanda, os agricultores brasileiros cumprirão um papel ainda mais importante.
Com a nobre função de alimentar o mundo, os agricultores têm superado desafios em busca de aumento de produtividade e uma atividade cada vez mais sustentável. Em duas décadas, a produção de grãos cresceu 190% no país, com 240 milhões de toneladas. Esse crescimento é resultado da adoção de tecnologia, aliado a um manejo correto nas áreas produtivas.
Por isso, no dia dos agricultores queremos agradecer a todos os protagonistas que contribuem para uma agricultura brasileira cada vez mais competitiva.
Campeão de produtividade
Matheus Grossi Terceiro, 26 anos, é filho de agricultor que desbravou o cultivo de soja no Cerrado na década de 1970. Ele é campeão de produtividade no Sudeste na safra 2018/19, com 110,45 sacas por hectare, no desafio do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil). O agricultor de Patrocínio (MG) pretende alcançar 150 sacas por hectare nos próximos anos. “A alta produtividade é resultado de todas as práticas agrícolas adotadas ao longo do ciclo.”
De pai para filha
Luisa Comin, 33 anos, não teve alternativas quando o pai adoeceu. Precisou assumir a propriedade da família em Soledade (RS), onde são cultivados trigo, aveia e soja. Com a perda do pai, ela se tornou a referência para a mãe e a irmã mais nova. Ela diz que não estava preparada para assumir os negócios da família, mas que a missão lhe fez amadurecer ao descobrir como unir a sua feminilidade com o trabalho no campo. “O legado da família é o que motiva a gente. Ter um propósito é o que nos move.“
Tecnologia no campo
Filho de pecuarista, o engenheiro de produção Bruno Almeida Souza, 42 anos, resolveu investir na agricultura há cinco anos. Em Confresa (MT), produz soja e milho de olho na tecnologia. Ele é um dos primeiros agricultores a usarem a plataforma xarvio™ Field Manager no país. A ferramenta ajuda no controle de plantas daninhas, como o capim-amargoso, com aplicações de herbicidas somente nas áreas de infestação. “O mercado está mais competitivo e não possui margem pra erro, por isto tem que fazer bem feito.”
Legado de fibra
Carlos Alberto Moresco, 44 anos, é referência na produção de algodão em Goiás. Os pais eram pequenos agricultores e são a inspiração do presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (AGOPA). Ele acredita que a agricultura é a atividade mais nobre do ser humano. “A gente põe amor na terra e este amor se transforma em produtividade que alimenta o mundo e proporciona bem-estar.”
Superando dificuldades
Produzir até 100 toneladas de cebola por hectare é motivo de orgulho para Vital Braz, 60 anos. O maior produtor de cebola da Paraíba investiu em genética, com o plantio de híbridos mais produtivos. A fertirrigação que fornece água e nutrientes à planta é necessária para o cultivo, mas nem sempre viável devido à escassez hídrica da região. “No campo, o desafio é todo dia cultivar bem feito, tem que caprichar”.
Parceria de sucesso
Os agricultores enfrentam uma série de desafios todos os dias, como o clima, as oscilações de preços, a incidência de pragas e doenças nas plantações, entre outros. Por isso, as decisões tomadas no curto prazo farão toda a diferença no futuro.
“Ter sucesso na agricultura é um grande desafio e não perpetuá-lo é um grande desperdício. Esta é uma oportunidade de renovar o nosso compromisso de estarmos juntos do agricultor e da agricultora”, fala Marcelo Batistela, diretor de Marketing da BASF. A empresa está próxima do agricultor para entender e atender as suas necessidades, contribuindo assim com uma agricultura cada vez mais sustentável.
Por: Agrolink com inf. de assessoria