RS alternará chuva e tempo seco na próxima semana

No sábado (27) e domingo (28), a presença de uma massa de ar frio e seco afastará a nebulosidade e manterá o tempo firme

Entre a segunda (22) e a quarta-feira (24), o deslocamento de uma área de baixa pressão provocou chuva em todo RS, com registro de chuva forte e temporais isolados, sobretudo na Metade Sul e na faixa Leste. Os totais registrados foram inferiores a 15 mm no Alto Vale do Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste.

Nas demais regiões os valores oscilaram entre 50 e 90 mm, e superaram 100 mm em alguns municípios das Missões e da Serra do Sudeste. Os valores mais elevados observados na rede de estações INMET/SEAPDR ocorreram em Viamão e Camaquã (78 mm), Eldorado do Sul e Campo Bom (81 mm), Tupanciretã (82 mm), Porto Alegre (84 mm), Santa Maria (85 mm), Cruz Alta (94 mm), Teutônia (97 mm), Canguçu (106 mm), Encruzilhada do Sul (132 mm) e São Luiz Gonzaga (155 mm).

A temperatura mínima absoluta foi registrada no dia 18/7 em São José dos Ausentes (3, 5°C) e a máxima da semana ocorreu em Uruguaiana e Campo Bom (29,5°C) nos dias 21/7 e 22/7, respectivamente.

A próxima semana permanecerá com altos volumes acumulados de chuva e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Na quinta (25) e sexta-feira (26), a propagação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria provocarão chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Sul. No sábado (27) e domingo (28), a presença de uma massa de ar frio e seco afastará a nebulosidade e manterá o tempo firme, com temperaturas mais baixas em todo o Estado.

Na segunda-feira (29), o ingresso de umidade favorecerá o aumento da nebulosidade e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, principalmente na Metade Sul. Na terça (30) e quarta-feira (31), o tempo permanecerá seco, com temperaturas amenas em todas as regiões.

Os totais deverão ser inferiores a 20 mm no Planalto e Alto Vale do Uruguai. No restante do Estado, os valores de chuva deverão oscilar entre 40 e 70 mm na maioria das localidades. Na Zona Sul e na Campanha os volumes esperados deverão variar entre 80 e 100 mm em grande parte dos municípios.

Por: AGROLINK COM INF. DE ASSESSORIA

Top