SÃO PAULO (Reuters) – Os preços do etanol interromperam sequência de fortes altas semanais registradas em abril nas usinas do Estado de São Paulo, sendo pressionados pela moagem de cana que finalmente ganhou ritmo, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira.
O preço médio do etanol hidratado nas usinas paulistas caiu cerca de 6,5 por cento entre 22 e 26 de abril, após ganhos de 4,6 por cento na semana anterior e de 15 por cento na segunda semana do mês, de acordo com o centro da Esalq/USP.
“Com a normalização da moagem, usinas voltaram a ofertar, até mesmo para sanar algumas despesas de início de moagem. Por conta disso, alguns negócios chegaram a sair com previsão de entregas mais cadenciadas”, afirmou o Cepea em análise.
A queda dos preços confirma avaliação de especialistas à Reuters na semana passada, que indicaram que as cotações passariam a ceder, com a produção aumentando.
Mas as cotações da gasolina ainda em patamares firmes devem limitar recuos mais expressivos do biocombustível, segundo analistas.
Diante dos fortes ganhos em boa parte do abril, o primeiro mês oficial da safra 2019/20 do centro-sul foi marcado por preços médios atipicamente elevados.
Usinas tiveram problemas com o início da moagem da safra 2019/20, por conta das chuvas ocorridas nas principais regiões produtoras do estado de São Paulo –algumas unidades tiveram que prorrogar o começo das atividades.
A média das quatro semanas cheias do Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado foi de 1,8462 real/litro em abril, valor 3,7 por cento maior que o das quatro semanas de março.
No caso do etanol anidro, houve alta de 5,9 por cento na mesma comparação, com média de 1,9862 real/litro em abril, considerando-se somente o mercado spot.
Do lado comprador, segundo Cepea, algumas distribuidoras estiveram bem ativas no mercado, tanto para repor algum volume do feriado da Páscoa quanto para compensar alguns carregamentos que não se concretizaram em função das chuvas ocorridas há algumas semanas.
“No geral, o movimento de mercado esteve aquecido em praticamente todos os Estados da região centro-sul.”
Entre 22 e 26 de abril, o indicador do hidratado foi de 1,8562 real/litro (São Paulo, sem ICMS e sem PIS/Cofins), baixa de 6,47 por cento em relação ao período anterior. No caso do etanol anidro, o indicador foi de 2,0496 real/litro (sem PIS/Cofins), recuo de 2,58 por cento no mesmo comparativo
Fonte: Reuters