Trigo: RS já plantou 95% da área

O relatório semanal de acompanhamento das culturas, emitido hoje pela Emater-RS, registra que o plantio da cultura já chega a 95% da área no RS. De acordo com a T&F Consultoria, a semana foi marcada pela instabilidade climática com predomínio de tempo encoberto, temperaturas baixas e chuvas, que em muitos municípios os acumulados superaram a 100 milímetros.

“Na região de Bagé, a combinação de fatores favoráveis, como preços, perspectivas climáticas e parcerias com empresas privadas estão sendo os responsáveis pelo incremento na área destinada ao cereal em relação à safra passada. Na Fronteira Oeste, em Itacurubi, a implantação da cultura está finalizando com atraso em relação ao previsto pelos produtores devido ao excesso de umidade nos solos. Em São Borja, as lavouras em fase inicial de desenvolvimento também estão sendo afetadas tanto pelo excesso de umidade quanto pela sequência de dias com ausência de insolação”, disse a consultoria.

Nas lavouras implantadas no início do período de zoneamento e que já se encontram perfilhando, os produtores aguardam o momento adequado para efetuar a adubação nitrogenada. “Em alguns municípios onde as precipitações estavam sendo insuficientes, como em Manoel Viana, São Gabriel e Santana do Livramento, o estande de plantas e a sanidade são considerados adequados”, completa.

“O excesso de umidade dos solos nos Campos de Cima da Serra não permitiu o avanço da semeadura que deverá ser retomada assim que o solo voltar a apresentar condições favoráveis. Na região de Caxias do Sul, as áreas já semeadas apresentam boa germinação e bom desenvolvimento inicial. Os altos volumes de chuva ocasionaram problemas de erosão em áreas muito declivosas”, conclui.

Top