Semana inicia com baixas temperaturas

Nesta segunda-feira (19/07) a massa de ar polar ganha força sobre o centro-sul do país, derrubando as temperaturas no centro-oeste, sudeste e de forma mais intensa no sul do país. O frio poderá chegar ao sul da região norte, porém de forma fraca. No entanto, o dia será de tempo seco em praticamente todo o Brasil, mantendo as chuvas concentradas no extremo norte do e litoral do nordeste brasileiro. Além disso, a tarde terá temperaturas elevadas na metade norte do país e baixos índices de umidade relativa.

No decorrer desta semana, o frio continuará marcando presença na metade sul do Brasil, sendo segunda (19) e terça-feira (20/07) os dias de frio mais intenso. No entanto, a massa de ar polar ficará concentrada na metade sul do país e não provocará episódios de frio intenso no MT, GO, norte de MG e nem o fenômeno de friagem na região norte do país. Porém ao sul do MS, sul de SP e uma grande área dos estados do sul há condições para formação de geadas, sendo que na parcela centro sul do PR e central de SC as geadas poderão ser de forte intensidade e até mesmo ocorrer pontos com o registro de geada negra. Na quarta-feira (21/07) o frio começa a perder intensidade e migrar para o oceano, o amanhecer ainda terá temperaturas baixas na região sul e leste do sudeste, mas no estado do MS e áreas próximas do triângulo mineiro o amanhecer será ameno. E esta será a condição no decorrer dos dias até sexta-feira (24/07), o frio seguirá atuando ao sul e leste do sudeste, perdendo força gradativamente. Em relação às chuvas, a semana não mostra perspectivas de precipitação em grande parte do país, mantendo os volumes concentrados ao extremo norte do continente da América do Sul e litoral nordestino.

Saiba como fica o tempo de Hoje cada região:

Região Norte
A massa de ar polar, que avança sobre o país, também atingirá a parcela sul da região norte. Porém a influência do ar polar nesta área não será refletida em uma queda acentuada das temperaturas. O amanhecer será ameno no AC e em RO, na ordem dos 20°C, mas no período da tarde os termômetros seguem em rápida elevação. Uma das principais influências dessa massa de ar polar é que ela contribui ainda mais na inibição da formação de nuvens carregadas sobre estes dois estados. Desta forma, as chuvas ficarão concentradas no extremo norte da região, especialmente no estado de RR e norte do PA, nas demais localidades tempo seco e temperaturas elevadas no período da tarde.

Região Nordeste
As condições do tempo seguem o padrão da época do ano, concentrando as chuvas na faixa litorânea de toda a região nordestina. No entanto, as chuvas serão fracas e passageiras na maior parte dos estados ou até mesmo não haverá condições para chuvas. Mas ao norte do estado do MA as instabilidades serão mais expressivas, podendo resultar em pancadas de chuva localmente fortes. No interior da região o tempo segue seco e com temperaturas elevadas, sobretudo, no período da tarde.

Região Centro-Oeste
As temperaturas sofreram um grande declínio no período da madrugada desta segunda-feira, seguindo para uma amanhecer muito gelado ao sul do MS com a possibilidade de geadas em vários municípios da região e temperaturas inferiores aos 5°C. A queda nas temperaturas subirá até o sul do MT e sul do GO, entretanto não provocará episódios de frio intenso. Além disso, a presença do sol garante uma tarde quente ao norte do MT e norte do GO, onde as temperaturas poderão passar dos 35°C. No período da noite, novamente as temperaturas entrarão novamente em declínio, especialmente ao leste do estado do MS. Não há perspectivas de chuvas para a região.

Região Sudeste
O avanço da massa de ar polar, especialmente no período da madrugada, provocará o declínio acentuado das temperaturas, especialmente ao sul e leste de SP até o sul do estado de MG. O dia poderá amanhecer com termômetros abaixo dos 5°C ao sul paulista e nas regiões mais altas de MG e RJ. Além do que não são descartadas geadas fracas nessas áreas, sobretudo ao sul de SP. E ainda sob influência do ramo de nebulosidade da frente fria, no estado do RJ e ES poderá ocorrer pancadas de chuvas fracas e passageiras associadas à umidade marítima e às instabilidades provocadas pela frente fria. No período da noite, novamente as temperaturas entram em declínio indicando mais uma madrugada fria na metade sul da região.

Região Sul
O frio será intenso na região central da parcela sul do país, especialmente no centro-sul do PR até o norte do RS. Nessas áreas, o dia pode amanhecer com termômetros abaixo de zero e geadas amplas, com maior intensidade no estado do PR e no alto da serra catarinense. Porém, com as temperaturas baixas, céu claro e vento em praticamente todo o estado do RS terá condições para formação de geadas. Vale destacar que no litoral gaúcho ainda persiste a condições de ventos mais intensos devido à influência do ciclone posicionado em alto mar, o que poderá aumentar a sensação de frio até mesmo no período da tarde. Ao final do dia, novamente as temperaturas entram em forte declínio já aumentando a condição para formação de geadas em uma área ampla entre o sul do PR e RS. Não há perspectivas de eventos de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, pois a massa de ar polar que está atuando na região é muito seca.

Top