Brasil terá regiões com características de inverno

Para esta quarta-feira (16/06) o dia será marcado pelo estabelecimento da massa de ar polar úmida no sul do país, deixando o dia com características de inverno em algumas localidades. A influência de ar gelado também será sentido nas primeiras horas do dia ao sul do centro-oeste e parte do sudeste. Porém, de maneira geral, as chuvas ficarão concentradas apenas na faixa norte do país, diminuindo as chuvas no leste do nordeste.

Na quinta-feira (17/06) não há indicativos de grandes mudanças no padrão das chuvas sobre o país, além disso a massa de ar frio continuará atuando de forma significativa sobre os três estados do sul e em SP e sul de MG. E a perspectiva de chuvas, permanece para a faixa litorânea entre de PR, SP e RJ. Na sexta-feira (18/06) a chegada de instabilidades de altitude favorecerão a formação de pancadas de chuva sobre o norte do RS, SC, sul do PR e até mesmo ao sul do MS e de SP. Porém as chuvas não serão volumosas.

Saiba como fica o tempo para cada região: 

Região Norte
As chuvas volumosas continuam no extremo norte da região, especialmente ao norte do AM, metade norte do PA e no estado de RR e AP. As instabilidades também poderão ocorrer ao norte do estado do TO, no entanto de maneira muito pontual. O tempo continua firme nos estados do AC, na metade sul do AM, RO e praticamente todo o estado do TO (exceto no extremo norte).

Região Nordeste
Os ventos que sopram do mar, continuam levando a umidade necessária para a formação das chuvas em todo o litoral norte da região nordeste. Essas chuvas poderão ser localmente fortes ao norte do estado do MA e CE, devido à proximidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já entre os estados do RN até o AL, existe a possibilidade para pancadas fracas e isoladas. E a condição de tempo seco, prevalece no interior nordestino.

Região Centro-Oeste
O dia será marcado novamente pelo predomínio da massa de ar seco em todas as áreas da região, porém o amanhecer terá temperaturas agradáveis, próximas aos 20ºC, ao centro-sul do MT e de GO, DF e MS. Sendo que ao sul do estado do MS, são esperadas temperaturas que poderão chegar aos 10ºC no início da manhã. No entanto essas temperaturas seguem em rápida elevação no período da tarde, podendo ultrapassar a marca dos 35ºC ano norte do MT e do GO.

Região Sudeste
O avanço de uma frente fria pelo oceano, favorece o suporte de umidade na faixa litorânea da região sudeste. Assim, no litoral de SP e sul fluminense há condições para ocorrência de chuvas volumosas, além de manter o céu com bastante cobertura de nuvens. Entretanto, essa umidade não avança de forma significativa para o interior da região, garantindo ainda a influência da massa de ar seco sobre o oeste de SP e entre o triângulo até norte de MG. As temperaturas pelo amanhecer também serão amenas, muitas regiões marcando mínimas abaixo dos 15ºC no interior de SP, metade leste de MG e nos pontos mais altos as temperaturas poderão ficar abaixo dos 10ºC.

Região Sul
O predomínio do tempo sobre os três estados do sul, será com características de inverno, com uma maior presença de nuvens e baixas temperaturas até mesmo no período da tarde. Esse comportamento se dá pelo estabelecimento de uma massa de ar polar úmida na retaguarda da frente fria que avançou pela região. Apesar da umidade disponível na região, não há grandes perspectivas para chuvas volumosas, apenas algumas chuvas fracas e isoladas, particularmente no leste de SC e leste do PR. E sem a presença do sol, as temperaturas não subirão muito no decorrer do dia, exceto ao norte do PR.

Top