Brasil exportou café solúvel para 87 países

Apesar da pandemia de covid-19 e dos seus respectivos impactos na economia global, em vários setores, os quais também são causados pelo distanciamento social adotado em diversos países, o segmento de café solúvel do Brasil teve um desempenho positivo nos quatro primeiros meses de 2020, ao manter trajetória de crescimento do volume das exportações e do aumento do consumo no mercado interno, quando comparados com o desempenho do primeiro quadrimestre do ano passado.

Dessa forma no período de janeiro a abril de 2020, o Brasil exportou café solúvel para 87 países, o que gerou o embarque equivalente a 1,329 milhão de sacas de 60kg, volume 7,3% superior às exportações do mesmo período do ano passado, quando foi embarcado o equivalente a 1,239 milhão de sacas. No entanto, o valor obtido de US? 181,4 milhões com a receita cambial gerada no primeiro quadrimestre deste ano foi apenas 0,5% maior do que a receita gerada com as exportações no mesmo período de 2019.

De acordo com os dados divulgados, um ranking dos cinco principais destinos do café solúvel do Brasil, em ordem decrescente, aponta que foram os Estados Unidos, em primeiro lugar, que mais adquiriram os Cafés do Brasil, com o equivalente a 254,3 mil sacas de 60kg, volume que representa 19% do total exportado desse tipo de café. Em seguida, vem a Rússia, com 152,4 mil sacas – 11,4%; depois a Argentina com 94,5 mil sacas – 7%; seguida pelo Japão com 81,7 mil sacas – 6% e, por fim, na quinta posição, a Indonésia com a aquisição de 77,5 mil sacas – 5,8% do total exportado pelo Brasil.

Top